Variedades

INSS: o que muda nas regras de aposentadoria para 2023

Desde a reforma da Previdência aprovada em 2019, novas mudanças são implementadas todos os anos

Trabalhadores que pretendem se aposentar em 2023 devem ficar atentos às mudanças que seguem aquelas regrinhas de transição. Essas atualizações são realizadas anualmente, desde a aprovação da Reforma da Previdência no ano de 2019.

Já no primeiro dia do próximo ano as regras de 2022 deixam de valer e as novas entram em vigor. Confira abaixo quais são as novas regras para aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):

Regra dos Pontos

Em relação à Regra dos Pontos, a partir de 2023, as mulheres irão precisar de 90 pontos para se aposentar e os homens, 100 pontos. Para fazer esse cálculo, é preciso somar a idade do segurado e o tempo de contribuição.

Regra por idade

Por outro lado, aqueles que não atingiram a pontuação necessária para se aposentar, mas já contam com tempo de contribuição suficiente, podem tentar pela regra da idade progressiva. Para mulheres, são 30 anos de contribuição a partir dos 58 anos de idade. Para os homens, 35 anos de contribuição a partir dos 62,5 anos de idade.

Tempo de contribuição

Já na terceira regra, de redução do tempo de contribuição, é necessário que as mulheres tenham 62 anos de idade e ao menos 15 anos de contribuição. No caso dos homens, o mínimo é 65 anos de idade e 15 de contribuição.

Para realizar a melhor escolha de aposentadoria, vale destacar que o segurado fique atento ao tempo de trabalho e à idade. Para dar entrada no pedido de aposentadoria, não é preciso do auxílio de um advogado, basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.