Nesta quinta-feira (dia 8), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamento de benefícios para o ano de 2023, válido para mais de 37 milhões de aposentados, pensionistas e titulares de benefícios como auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos, os beneficiários que ganham até um salário mínimo (atualmente no valor de R$ 1.212) continuarão recebendo entre os últimos cinco dias úteis do mês de referência e os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Os valores serão liberados para um grupo por dia, de acordo com o número final do cartão de benefício (antes do traço). O primeiro a receber será o grupo de final 1.
No caso dos que recebem mais do que o piso nacional, o pagamento ser feito sempre nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, para dois grupos por dia: 1 e 6, depois 2 e 7, e assim por diante, até 5 e 0.
O calendário do INSS, como de costume, não cita os meses de pagamento da antecipação do 13º salário. Neste caso, a data de liberação das parcelas do abono natalino é decidida pela União ao longo do ano. Durante a pandemia, por exemplo, aconteceu ainda no primeiro semestre.
O valor pago na virada de dezembro para janeiro ainda virá sem aumento, por ainda ser referente à folha de dezembro de 2022.
Já o benefício referente a janeiro, a ser pago na virada de janeiro para fevereiro, virá com o reajuste anual aplicado aos benefícios do INSS, já que a correção é válida a partir do primeiro dia do ano.
O percentual de aumento deverá ser divulgado na primeira quinzena de 2023, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deverá consolidar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2022 (acumulado em 12 meses).
Calendário de pagamento do INSS 2023
Feriados e os pagamentos
No Carnaval, que ocorrerá em fevereiro, o INSS não depositará os benefícios nos dias 20 e 21, segunda e terça de Carnaval.
Em abril, há uma interrupção nos depósitos referentes a março, no dia 7, por conta da Sexta-Feira Santa. Assim como em 1º dia maio, dia do Trabalho.
No mês de setembro, a pausa se dá no dia 7 por conta do Dia da Independência do Brasil. Finados, que ocorrerá em 2 de novembro, também não terá pagamentos liberados.
Os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2023 cairão em uma segunda-feira, datas em que não haverá pagamentos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.