Variedades

INSS deixa quase 1 milhão de pessoas na fila da perícia médica

A fila de perícia médica no INSS e suas implicações para os beneficiários e para o sistema previdenciário

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é responsável por garantir a seguridade social dos brasileiros, incluindo o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais. No entanto, a instituição vem enfrentando uma crise que afeta diretamente a vida de milhares de pessoas em todo o país. A mais recente manifestação dessa crise é o acúmulo de quase um milhão (996.867) de pessoas na fila de espera por perícia médica.

Essa situação é extremamente preocupante, pois afeta pessoas que precisam de benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílios por incapacidades e pensão por morte. São pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e que dependem desses benefícios para sobreviver. O INSS tem a obrigação de garantir o acesso dessas pessoas aos seus direitos, mas a fila de espera por perícia médica mostra que a instituição está falhando em cumprir essa obrigação.

O problema não é recente e vem se arrastando há anos. Em 2020, a pandemia do coronavírus agravou ainda mais a situação, com a interrupção dos agendamentos de perícia médica. O resultado foi um represamento de pedidos que agravou ainda mais a crise. Agora, em 2023, a situação continua grave, com quase um milhão de pessoas aguardando pela realização de exames periciais.

Segundo o levantamento que a Globonews teve acesso, no Brasil, a cada 100 mil habitantes, 566 estão na fila da perícia médica do INSS. Os estados com os maiores índices são Piauí, com 1.320 pessoas na fila a cada 100 mil habitantes; Alagoas, com 1.153; e Rondônia, com 1.023.

Além destas, outras sete unidades da Federação também têm índice acima da média nacional. São elas: Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Tocantins, Distrito Federal, Maranhão e Bahia.

O INSS tem alegado que está estudando a implementação de mutirões para reduzir a fila de espera. No entanto, essa não é uma solução de longo prazo e não resolve o problema estrutural da instituição. O que é necessário é uma reformulação completa do INSS, com investimentos em recursos humanos e tecnológicos para agilizar o atendimento e reduzir a burocracia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Descubra a Regra das 5 Horas de Gates e Musk Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.