Nesta terça-feira, 24 de julho, acaba o período de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) válido para o início da graduação no segundo semestre deste ano. O prazo corre até às 23h59 na página do Fies na internet. Podem participar estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.
Para ser financiável, o curso precisa atender a determinados critérios, tais como: conceito no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que deve ser igual ou superior a três, e autorização para funcionamento concedida pelo MEC.
Até o início desta segunda-feira (23), prazo definido anteriormente pelo Ministério da Educação (MEC) para a realização de candidaturas, haviam sido realizadas 170.190 inscrições. Nesta edição, são ofertadas mais de 155 mil vagas com ingresso na graduação durante o segundo semestre de 2018 e pelo menos 50 mil ofertadas a juros zero.
O anúncio do resultado Fies 2018 está previsto para 30 de julho. Caso o financiamento seja aprovado, os estudantes devem comprovar a renda apresentando a documentação exigida além de complementar as informações entre 30 de julho e 3 de agosto. A contratação do financiamento será feita posteriormente.
O modelo anterior criado pelo Governo Federal foi reformulado e passou a ser chamado por Novo Fies, subdividido em modalidades diferentes definidas a partir de critérios de renda familiar. São elas:
Modalidade Juros Zero: direcionada para estudantes que têm renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos. O financiamento tem teto de R$ 42 mil por semestre (nas edições anteriores o limite era R$ 30 mil) e percentual mínimo de 50% financiável.
Saiba mais: é possível cursar uma graduação pelo Fies sem pagar juros?
Modalidade P-Fies: destinada a candidatos que têm renda mensal de até cinco salários mínimos. O financiamento é feito por meio de recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e também de instituições financeiras.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.