Variedades

Inflação no Nordeste é a mais alta do Brasil, revela FGV

Famílias nordestinas de baixa renda comprometem uma parcela maior de seus recursos com despesas básicas, como alimentação e saúde

Um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta terça-feira (9), revelou que a inflação no Nordeste do Brasil tem superado a das demais regiões do país nos últimos três anos. O levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), apontou que a taxa de inflação para as famílias nordestinas com renda de até 1,5 salário mínimo por mês alcançou quase 7% entre dezembro de 2020 e março de 2023, enquanto a média nas outras regiões do país ficou entre 5% e 6%.

Fatores explicativos

Diversos fatores contribuem para a disparidade nos preços praticados ao consumidor, variando de acordo com a região. Hábitos de consumo, impostos, frete e clima são alguns dos elementos que ajudam a explicar o aumento da inflação no Nordeste. Desde o início da pandemia, alimentos básicos e moradia se tornaram mais caros para as famílias de baixa renda na região em comparação à média nacional.

Despesas básicas

As famílias de baixa renda no Nordeste comprometem uma parcela maior de seus recursos com despesas básicas, como alimentação e saúde, em comparação com as famílias de outras regiões do Brasil. A pesquisa da FGV mostra que as famílias nordestinas gastam 30,65% de seu orçamento com alimentos, enquanto a média nacional é de 23,41%. Além disso, essas famílias também gastam mais com saúde, educação e transportes.

O estudo da FGV destaca a importância de se analisar a inflação e seus impactos de forma regionalizada, levando em consideração as especificidades de cada área do país. A maior inflação no Nordeste e o comprometimento de uma parcela maior de recursos das famílias de baixa renda com despesas básicas evidenciam a necessidade de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento econômico voltadas para a redução dessas disparidades regionais.

IPC-Regional

O Índice de Preços ao Consumidor Regional (IPC-Regional), desenvolvido pela FGV IBRE, mede a inflação nas principais capitais das cinco grandes regiões do Brasil, considerando famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo mensal) e de alta renda (acima de 11,5 salários mínimos mensais). A instituição também anunciou que lançará um Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste, sediado em Fortaleza, para aprofundar a análise das questões econômicas da região.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.