Variedades

Inflação faz consumidor desistir de produtos no caixa do supermecado

Crise econômica e preços altos são alguns dos fatores que levam cada vez mais pessoas a desistirem de "partes da feira"

Chegar ao caixa e ter de desistir de alguns produtos por falta de dinheiro está mais comum em 2022. Uma pesquisa inédita realizada pela Nextop, empresa especializada em tecnologia para o varejo, incluindo segurança e prevenção de perdas, mostrou que quando se compara o primeiro semestre de 2021 com o primeiro semestre de 2022, o número de produtos abandonados no caixa subiu 16,42% nos supermercados brasileiros.

A pesquisa que monitorou 982 supermercados de médio e pequeno porte em todo o país mostra que quase 5 milhões de itens (4.997.031 precisamente) foram abandonados no caixa no primeiro semestre de 2022. A Nextop levantou os dados de “não venda” utilizando Inteligência Artificial e Big Data. Foram contabilizados itens cancelados, cupons cancelados e itens que tiveram o preço consultado no caixa e que não foram levados pelo consumidor.

Quando começamos o levantamento de dados já esperávamos um aumento devido ao cenário econômico e crescente inflação no país, mas os números nos surpreenderam. Muitas pessoas devem estar tomando susto quando chegam no caixa e acredito que a desistência seria menor se a inflação dos alimentos estivesse menor“, comenta Juliano Camargo, CEO da Nextop.

A pesquisa ainda traz um ranking com os principais produtos abandonados pelos consumidores. A lista é liderada pelos refrigerantes e pelo menos quatro itens fazem parte da cesta básica como o leite, o óleo de soja e o açúcar.

Veja a lista

  • Refrigerantes
  • Leite
  • Óleo de Soja
  • Cerveja
  • Açúcar
  • Molhos
  • Biscoito
  • Hambúrguer
  • Farinha de Trigo
  • Bebida Láctea

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.