O indicador Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou alta de 3,4% em fevereiro, na avaliação com janeiro de 2017 (série com ajuste sazonal). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador apontou queda de 1,0%. O resultado de fevereiro contribuiu para aliviar a queda acumulada nos últimos 12 meses, que passou de 9% para 7,9%.
O custo evidente de máquinas e equipamentos (Came) – um dos essenciais componentes da FBCF, ao lado do indicador de construção civil – avançou 8,9% na margem. O Came é uma aproximação dos investimentos em máquinas e equipamentos e corresponde à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações.
A geração doméstica de bens de capital cresceu 7,2% em fevereiro. Enquanto as exportações avançaram 15,4% na margem, as importações de bens de capital permaneceram estáveis, com avanço de apenas 0,1%. O indicador de construção civil, por sua vez, registrou aumento de 0,3% na série com ajuste sazonal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.