Variedades

Idosa de 90 anos com coronavírus abre mão de respirador: “Já tive uma boa vida, guarde para os mais jovens”

Suzanne Hoylaerts, 90 anos e moradora do município de Lubbeek (Bélgica), morreu de coronavírus depois que se recusou a usar um respirador artificial e pediu para entregá-lo a pacientes mais jovens.

De acordo com o jornal belga 7SUR7, a idosa foi levada à clínica em meados de março, inicialmente com perda de apetite. Mais tarde, ela começou a ter outros sintomas e a perder o fôlego. Foi hospitalizada de imediato e, após os testes, recebeu o diagnóstico de covid-19. Naquela época, os médicos a isolaram para tratamento, o que, no caso dela, envolvia o uso de um respirador artificial.

No entanto, a mulher se recusou a usar o equipamento. “Não quero usar respirador artificial. Eu já tive uma vida boa, guarde para os pacientes mais jovens”, disse ela aos médicos – em um lindo gesto altruísta.

A decisão foi aceita pelos especialistas e, nos dias seguintes, seu estado de saúde piorou. Devido à baixa concentração de oxigênio em seu corpo, Suzanne morreu em 22 de março, dois dias depois de ser internada no hospital.

A filha dela, Judith, ressaltou que é um mistério para a família entender como sua mãe foi infectada pelo coronavírus, pois morava sozinha e levava muito a sério o isolamento social. “Foi um lindo gesto dela, mas a parte triste é que não pude dizer adeus a ela e nem tenho o direito de estar presente no funeral dela”.

Na Bélgica, foram registrados menos de 12.775 casos de coronavírus, com 705 mortes até o momento.

Em vários países do mundo onde a situação da pandemia se torna crítica, os sistemas de saúde estão lotados e, em muitos casos, enfrentam a escassez de respiradores e suprimentos médicos necessários para tratar pacientes gravemente enfermos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.