Variedades

Hospital Universitário oferece exames de detecção de tumores da laringe

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam registrados cerca de 39.610 novos casos de câncer de cabeça e pescoço em 2023. No Rio Grande do Norte, o número estimado é de 800 novos casos

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh) está apoiando a Campanha Nacional da Voz 2023 com a oferta de exames de videolaringoscopia para a detecção precoce de tumores da laringe. A iniciativa é parte de uma campanha conjunta da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABL) e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças que afetam a laringe e outras regiões da cabeça e do pescoço, além de oferecer atendimento voluntário em diversas unidades hospitalares do país. A oferta de 20 vagas semanais para a realização dos exames de videolaringoscopia no período de 10 de abril a 31 de julho é uma das iniciativas do Huol para contribuir com essa campanha.

Os exames de videolaringoscopia são indicados para pessoas acima de 40 anos, especialmente aquelas que são fumantes. Isso porque, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço. Além disso, o exame é recomendado para pessoas que apresentam sintomas como rouquidão por mais de 15 dias, perda de voz, cansaço para falar, voz mais fraca ao final do dia e pigarro na laringe.

A realização do exame é simples e rápida, e consiste na introdução de um tubo flexível na boca do paciente para visualização da laringe. O exame é realizado com anestesia local e dura cerca de 15 minutos. Caso seja identificada alguma alteração na laringe, o paciente é encaminhado para exames complementares e, se necessário, para tratamento.

Segundo o departamento de Otorrinolaringologia do Huol, a oferta desses exames é fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de laringe. “A detecção precoce aumenta as chances de cura e possibilita um tratamento menos invasivo“.

A Campanha Nacional da Voz 2023 também traz outras recomendações importantes para a saúde da laringe e da voz, como evitar o tabagismo, ter uma alimentação saudável, não falar por longos períodos sem interrupção, evitar gritar e tossir ou pigarrear constantemente, falar pausadamente, evitar longos períodos de jejum e não se expor a ambientes com poluição ou fumaça.

O câncer de laringe é uma doença grave, mas que pode ser prevenida e tratada quando diagnosticada precocemente. Por isso, a oferta de exames de videolaringoscopia pelo Hospital Universitário Onofre Lopes é uma excelente medida de prevenção. O agendamento gratuito acontecerá no site da 25ª Campanha Nacional da Voz 2023.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.