O Bitcoin entrou na arena financeira internacional neste domingo (10) com o lançamento de seus primeiros contratos de futuros. A primeira e mais importante criptomoeda estreou com US $ 15.000 por unidade no Chicago Options Exchange (CBOE, sua sigla em inglês).
Os futuros de Bitcoin começaram a negociar nesse estoque sob o código XBT às 23:00, e durante os primeiros 20 minutos do dia mostraram um comportamento volátil, superando os $ 16,500 por moeda e, em seguida, caindo para meio ponto em comparação com o valor inaugural.
“[O dia] está calmo”, disse Bob Fitzsimmons, gerente de futuros da Wedbush Securities, à AFP, afirmando que, nos primeiros minutos do dia, havia aproximadamente 150 operações, a primeira em um mercado financeiro desde a gestação da criptografia em 2009.
Um cenário diferente foi visto nos mercados digitais não regulamentados, onde a expectativa em torno deste evento ajudou a desencadear as movimentações de criptografia. Durante os últimos dias, o valor do bitcoin nessas bolsas aumentou em milhares de dólares e chegou a ultrapassar 18 mil na sexta-feira.
Estes contratos de futuros – instrumentos financeiros que permitem que preços futuros da moeda virtual sejam resolvidos diante de possíveis flutuações no mercado – representam a primeira possibilidade oficial para os investidores profissionais se aventurarem no campo do bitcoin. Espera-se que a Mercantile Exchange of Chicago (CME) comece a comercializá-los da mesma forma na próxima semana.
Leia também:
+ O que é Cryptohacking e como impedi-los de minerar Bitcoin com seu PC
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.