Variedades

Hering encerra 4º trimestre de 2018 com lucro líquido de R$ 95,4 milhões

A Cia. Hering encerrou o quarto trimestre de 2018 com um lucro líquido de R$ 95,4 milhões, o que indica um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pela companhia ao mercado. Já a receita bruta da empresa atingiu R$ 530,2 milhões, uma redução de 1,4% ante o 4T17, reflexo da performance das vendas sell-in. Por outro lado, a organização obteve R$ 88,8 milhões no EBITDA, sinalizando uma elevação de 9% sobre o quarto trimestre de 2017, com margem de 19,8%.

Mesmo diante de um cenário desafiador, marcado por uma tímida recuperação econômica e por eventos que impactaram o desempenho do varejo nacional – como a greve dos caminhoneiros, a Copa do Mundo e as temperaturas desfavoráveis à programação do calendário das coleções –, a Cia. Hering realizou importantes evoluções em seu negócio.

“Em 2018, promovemos relevantes avanços em nossa gestão, nas nossas marcas [Hering, Hering Kids, PUC e DZARM] e na execução dos nossos pontos de venda, inserindo sempre o consumidor no centro de todas as nossas estratégias”, avalia o presidente da Cia. Hering, Fabio Hering.

Nesse sentido, a omnicanalidade, projeto que integra os canais físicos e digitais, foi alvo de investimentos importantes da companhia. O modelo, que abarca as modalidades Pick up in Store, Showrooming, Ship-from-Store e Ship-to-Store, foi implementado em 100% das lojas próprias da empresa e pilotado em sete unidades franqueadas. A expectativa da empresa é ampliar o projeto para toda a rede de franquias ao longo de 2019.

“A Cia. Hering está na vanguarda do desenvolvimento deste modelo de negócios no Brasil. No nosso formato, além das lojas próprias, incluímos a figura das franquias e uma Câmara de Compensação, que busca integrar as transações com base em regras de negócio previamente estabelecidas”, destaca o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Rafael Bossolani.

Em 2018, a empresa também finalizou a implantação do Portal Conecta, nova plataforma de vendas B2B da Cia. Hering, onde é possível realizar transações comerciais e suporte à venda de produtos para franqueados e multimarcas. O portal contempla todo o território nacional e permite a reposição de compras por parte dos clientes.

Além do foco em tecnologia, os investimentos da companhia – que totalizaram R$ 26,8 milhões no trimestre, um crescimento de 10,7% ante o 4T17 – foram destinados prioritariamente para a reforma de lojas próprias, especialmente para a inauguração da Hering Experience no Morumbi Shopping e no Shopping Center Norte e de duas lojas Espaços Hering. No total, ao longo do ano, 46 pontos de venda aderiram ao novo formato de reformas e têm apresentado crescimento superior comparados às demais lojas.

Com relação aos pontos de venda físicos, a Cia. Hering encerrou o ano com 761 lojas, sendo 741 no Brasil e 20 no exterior. No período, 28 novas unidades foram inauguradas, enquanto que 66 lojas encerraram as suas atividades, o que pode ser justificado pelo processo de saneamento da rede de lojas, com vistas a reduzir a dispersão de performance entre franquias e contribuir para a manutenção de uma rede mais saudável e sustentável. A rede também completou o ano com 10.505 varejistas multimarcas e cinco webstores.

Especificamente sobre a Hering Store, o Same Store Sales – vendas que consideram lojas comparáveis abertas há, pelo menos, 13 meses – cresceu 13% no 4T18 ante o mesmo período do ano anterior, em razão da adição do número de atendimentos e da ampliação do ticket médio.

Canais de venda

A retomada no número de atendimentos e a ampliação da produtividade da comercialização foram as responsáveis pelo aumento das vendas das lojas próprias em 13,1% no quarto trimestre de 2018. Em contrapartida, as vendas para as franquias (sell-in) reduziram 2,5%, embora a organização tenha configurado um desempenho positivo nas vendas aos consumidores finais (sell-out).

Contudo, o menor pedido médio, a diminuição da venda de saldos e a melhor gestão de sobras corresponderam aos fatores que influenciaram a queda de 7,8% nas vendas do canal multimarcas. De outro modo, o e-commerce obteve um crescimento de 27,4% devido à expansão do fluxo nas plataformas, ao incremento dos investimentos em marketing e ao recorde de vendas nos 12 dias de campanha da Black Friday.

“A potencialização dos investimentos em marketing tem reverberado resultados positivos para a rede, traduzidos em crescimento do engajamento com as marcas, da aproximação com o consumidor e da melhora dos atendimentos nas lojas”, explica o presidente da Cia. Hering.

Geração de caixa

A Cia. Hering gerou R$ 65,8 milhões de caixa livre no trimestre, valor R$ 35,1 milhões superior ao 4T17. Já na análise 2018-2017, a geração de caixa foi de R$ 298,8 milhões, o que corresponde a um aumento de R$ 158,6 milhões no período. Além disso, no 4T18 e em 2018, a companhia distribuiu, respectivamente, R$ 80 milhões e R$ 150 milhões em proventos aos acionistas.

“Manteremos o nosso compromisso com a inovação tecnológica, o acompanhamento dos movimentos do mercado e a evolução na gestão das nossas marcas, cujos produtos permanecem com a sua alta qualidade e capilaridade. Isso tudo é possível graças ao nosso consumidor, que é tratado como o ponto focal dos nossos negócios”, conclui Fabio Hering.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.