Cientistas vêm tentando criar capas de invisibilidade muito antes delas ficarem conhecidas através da popular franquia de filmes Harry Potter. Mas, por causa da maneira de como elas curvam a luz, os projetos atuais sempre tenderam para chamar mais a atenção para o objeto do que desviar. Agora, um pesquisador norte-americano afirma ter superado esse problema através da integração de dispositivos alimentados por bateria em seu design – e ele afirma uma capa de invisibilidade será criada muito em breve e será uma realidade ainda na sua vida. As informações são do Daily Mail.
Hao Xin, um professor de engenharia elétrica e da computação na Universidade do Arizona, disse que a tecnologia poderá em breve ser utilizada para esconder aviões militares e até mesmo pessoas. Sua pesquisa US Air Force-funded é baseada no uso de bolas de boliche de plástico poroso e pequenas placas de circuito de fio de cobre.
Esses objetos são colocados juntos em padrões geométricos precisos para dobrar ondas de energia de formas não naturais. Em particular, eles revelam uma propriedade chamada “refração negativa”, o que significa que pode dobrar uma onda para trás. Através de um prisma com índice de refração negativo, uma palha que inclina-se em um copo de água iriam aparecer invertidas.
Em um cenário mais futurista, uma pessoa olhando para outra que estivesse vestindo um casaco com propriedades de refração projetados artificialmente veria apenas uma parte, ou nenhuma, da pessoa. Isso, no entanto, depende do índice de refração do manto e se a luz emitida dela atingir o olho do espectador. Mas os metamateriais com este índice de refração negativo apresentaram um problema de física vexatório: Eles reduzem a força da onda.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.