De janeiro a junho deste ano, o GPA, por meio do Instituto GPA, seu braço social, doou mais de 90 toneladas de alimentos, na região nordeste, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, iniciativa que direciona frutas, verduras e legumes que não estão em condições estéticas de venda, mas próprias para o consumo. No total, foram mais de mil toneladas no Brasil todo, para mais de 360 instituições espalhadas pelo país. Foram mais de 350 lojas das redes Pão de Açúcar, Pão de Açúcar Fresh, Mercado Extra e Compre Bem participantes, que beneficiaram mais de 100 mil pessoas por mês, o que representa cerca de 300 mil refeições complementadas.
O programa Parceria Contra o Desperdício foi criado em 1995 e, desde então, tem destinado cerca de 180 toneladas de alimentos por mês, contribuindo também com a redução do desperdício de alimentos nas operações dos supermercados. Há quatro anos, a iniciativa conta com o apoio da Connecting Food, startup de impacto social que atua desde a seleção e treinamento de organizações sociais parceiras, implementação da parceria, sensibilização e visitas técnicas às lojas, até a mensuração dos dados do programa e acompanhamento da destinação dos alimentos até os (as) beneficiários (as) finais.
“O combate ao desperdício de alimentos em nossas lojas é uma das principais frentes de atuação dos nossos times, sendo um tema que permeia toda a estratégia de negócio, desde o desenvolvimento de produtos, a própria operação e abastecimento das lojas, passando pela oferta de produtos próximos ao vencimento até a doação dos alimentos, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, do Instituto GPA. Esse programa é muito importante, pois redireciona alimentos que seriam descartados para instituições sociais que utilizam para complementar as refeições de seus beneficiários. É colocar na prática o propósito do GPA de alimentar sonhos e vidas” afirma Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade e do Instituto GPA. A executiva completa: “Em 2021 ampliamos a atuação do programa para mais 104 lojas, chegando a quase 400 unidades participantes, e temos a meta de chegar a todas as lojas do grupo até o final de 2023”.
Questão socioambiental
Segundo ranking da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), feito pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e pela organização britânica de resíduos WRAP, o Brasil é o décimo país que mais desperdiça alimentos no dia a dia. De acordo com a organização, o Brasil poderia reduzir a fome em até 30% se evitasse o desperdício. Também segundo relatório divulgado no ano passado com dados de 2019, 8 a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associados a alimentos não consumidos.
“A questão do desperdício de alimentos é um desafio global que acontece em diferentes momentos da cadeia e jornada de consumo, por isso é fundamental que nós, como varejistas e elo entre a produção e o consumo, estejamos atentos e atuando nesse tema. Sabemos que há um longo caminho e que precisamos unir esforços, junto com os demais parceiros, para buscar soluções que não só promovam a redução do desperdício, mas sensibilizem todos os envolvidos” comenta Renata.
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