O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que o governo federal vai lançar em março um cartão para unificar diversos benefícios sociais.
Chamado de Cartão do Beneficiário, a novidade vai concentrar tanto direitos já existentes, como passagens gratuitas de ônibus e metrô, quanto novos benefícios, como descontos em farmácias e passagens aéreas.
A unificação de diversos benefícios sociais em um único cartão atende exclusivamente os segurados da previdência social, como aposentados e pensionistas, ou quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. O Beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional“, afirmou Lupi.
O projeto está sendo desenvolvido pelo governo em parceria com o Banco do Brasil (BB) e com a Caixa Econômica Federal. Segundo o ministro, bancos privados também serão convidados a participar da novidade.
“Nós queremos avançar até março (com BB e Caixa), depois nós vamos para os bancos privados. Isso gera um paradigma dos dois bancos públicos, que são muito fortes nessa área (social), para que os bancos privados também façam isso“, diz.
Além dos benefícios já garantidos, parcerias serão buscadas para que o Cartão do Beneficiário ofereça também descontos em farmácias, hoteis e passagens aéreas, além de entradas em cinemas e shows.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.