Variedades

Governo do RN orienta população a utilizar o aplicativo Sinesp Cidadão para auxiliar na segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) recomenda a população e aos profissionais de segurança que utilizem o aplicativo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), o Sinesp Cidadão. O aplicativo disponibiliza recursos para verificar mandados de prisão em aberto, carros com restrição de roubos e furtos e informações sobre pessoas desaparecidas.

O aplicativo se conecta à internet para acessar os bancos de dados do Governo Federal e consegue descobrir, por exemplo, em poucos segundos, se um carro é roubado ou não, tudo isso somente com a placa. Ele ainda consegue identificar se o carro possui placa clonada. Caso esteja em situação legal, o app dirá que está tudo “OK”. De outro modo, ele mostrará que há registro de roubo ou furto para aquela placa.

A secretária Kalina Leite ressalta que não é recomendável que os usuários tentem abordar motoristas ou pessoas próximas ao carro, mesmo em caso de confirmação de roubo pelo Sinesp Cidadão. “Quando o usuário verifica algo irregular, sobre alguma pessoa ou um veículo, basta acionar profissionais de segurança pública, que fazem a checagem e apuração da suspeita”, afirma a secretária.

Pelo aplicativo também está disponível o módulo Mandado de Prisão, que permite que qualquer pessoa identifique pessoas procuradas pela polícia. A busca é feita em uma base de dados com milhares de mandados de prisão cadastrados. Para utilizar o serviço do Sinesp Cidadão, basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, como identidade, CPF ou título de eleitor. O módulo vai mostrar se a pessoa tem condenação na Justiça ou ordem judicial de prisão contra ela. E caso um registro de mandado de prisão seja encontrado, outros dados disponibilizados por órgãos do Poder Judiciário também aparecerão na tela.

O Sinesp Cidadão está disponível para smartphones Android e também iPhones. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets, ou acessado por computadores. Ele está disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à internet.

O Sinesp Cidadão é um produto da maior plataforma tecnológica sobre segurança pública do país, desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O aplicativo é um portal de informações integradas, em parceria com os entes federados, que possibilita consultas estatísticas, operacionais, investigativas e estratégias relacionadas a drogas, segurança pública, justiça criminal, sistema prisional, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.