Variedades

Governo autoriza aumento de 5,6% no preço dos remédios

O reajuste deve afetar os preços de cerca de 10 mil medicamentos

Nesta sexta-feira (31 de março), o governo federal autorizou um reajuste de 5,6% nos preços de medicamentos. A medida já entrou em vigor e as fabricantes podem aplicar o aumento.

O cálculo do reajuste é feito com base em um modelo de teto de preços, que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros fatores, como a produtividade das empresas. As companhias não podem vender os remédios a preços superiores aos determinados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União, as empresas também são obrigadas a dar ampla publicidade aos preços em veículos de grande circulação e manter à disposição dos consumidores a lista atualizada de preços dos medicamentos.

O reajuste deve afetar os preços de cerca de 10 mil medicamentos. Esse aumento ocorre anualmente a partir do dia 31 de março, pela Cmed.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que os consumidores pesquisem em sites ou lojas físicas para encontrar remédios com descontos e promoções. Além disso, o instituto incentiva a denúncia de comerciantes que estejam praticando preços abusivos.

É importante destacar que os medicamentos são itens essenciais para a saúde da população e muitos brasileiros já sofrem com os altos preços desses produtos. Por isso, é fundamental que os órgãos reguladores fiscalizem de perto os preços praticados pelas empresas para evitar abusos.

De um lado, as empresas argumentam que precisam ajustar seus preços para manter a qualidade e a eficácia de seus produtos, já que a fabricação de remédios envolve altos custos. Por outro lado, os consumidores têm dificuldades para adquirir medicamentos, principalmente em momentos de crise econômica.

Ainda assim, é preciso encontrar um equilíbrio entre as necessidades das empresas e dos consumidores. O governo deve estar atento e tomar medidas para garantir que os preços praticados pelas empresas sejam justos e que a população tenha acesso aos medicamentos de que precisa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.