Variedades

Governadores do Nordeste pagarão mais barato por vacina russa

Os governadores do Consórcio Nordeste esperam fechar ainda nesta sexta-feira (12/03) a compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V. Hoje, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), revelou que conseguiu um “desconto”, pois o Ministério da Saúde pagará mais caro por essa vacina – isso porque o governo federal demorou mais para fazer um acordo com o laboratório russo, Gamaleya, que desenvolveu o imunizante.

Em entrevista para a CNN Brasil, Wellington Dias afirmou que o Consórcio Nordeste pagará US$ 9,95 por cada dose da Sputnik V, adquirindo as 39 milhões de doses. Já o Ministério da Saúde pagará US$ 13 e só conseguirá 10 milhões de doses. Essa vantagem do Consórcio acontece porque as negociações foram feitas desde 2020.

“Em agosto do ano passado, o presidente do Consórcio na época, Rui Costa (PT), governador da Bahia, teve iniciativa de fazer um memorando de compra para 50 milhões de doses. Mas esbarramos na legislação, que não permitia compra que não fosse pelo Ministério da Saúde. Ficamos aguardando alterações. Agora tivemos a decisão do Lewandowski (ministro do STF) e foi sancionada lei que permite compra descentralizada”, explicou.

De acordo com o governador do Piauí, toda a negociação formal está concluída. O contrato deve ser assinado hoje. E depois o Ministério da Saúde assumiu o compromisso de pagar pelas vacinas, para que elas sejam distribuídas por todo o Brasil, através do PNI (Programa Nacional de Imunização).

“Está previsto para hoje o fechamento dessa compra. O Ministério comprando, ele paga. Não pagando, nós firmamos contratos e pagamos. Mas neste caso vamos dialogar com estados, porque o Brasil tem dificuldade de um estado pagar a despesa do outro. Esse é o ponto onde esbarramos”, destacou Wellington Dias, ressaltando que a intenção, de qualquer forma, é distribuir as vacinas para todo país.

A vacina Sputnik V ainda não tem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas o laboratório Gamaleya está negociando para obter a autorização para uso emergencial.

Com informações da CNN e do UOL*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.