A JBS, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, terá novo diretor executivo. O conselho de administração da empresa escolheu José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, fundador da companhia, para substituir Wesley Batista, após o empresário ter a prisão decretada na última quarta-feira (13).
Ele vai permanecer no comando até 2019, quando terminaria o mandato de filho. A decisão foi oficializada na madrugada deste domingo (17) por unanimidade. Após a prisão dos irmãos Batistas, a família já vinha articulando sobre o comando da JBS, junto com o BNDES, que dispõe de 21% de participação da empresa, mas, que mesmo assim, exerceu forte pressão para afastar os irmãos do poder.
Prisões dos Batistas
As prisões foram realizadas referente à investigação aberta pela Polícia Federal em São Paulo para apurar se os donos da JBS se aproveitaram da própria delação premiada, negociada com a Procuradoria-Geral da República, para ganhar dinheiro no mercado financeiro.
No pedido de prisão, os investigadores sustentam haver fartas provas de que Joesley e Wesley, sabendo do potencial explosivo do acordo de delação e de seus efeitos no mercado, agiram pessoalmente negociando ações do grupo e contratos futuros de dólares.
JBS
Fundada em 1953, a companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros. Além disso, comercializa produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, biodiesel, entre outros.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.