A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) registrou no último sábado (17) a fuga de 12 internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A Polícia Penal e as forças de Segurança Pública estão mobilizadas na operação de captura. A última fuga em Alcaçuz ocorreu em 2018, quando um detento fugiu, e foi recapturado. Antes, em 2017, ocorreu uma grande fuga, quando 56 apenados escaparam.
Quanto ao episódio desse sábado, os fugitivos estavam custodiados na cela 9, ala A, do Pavilhão IV. O Pavilhão abrigava 738 presos.
A SEAP instaurou procedimento para apurar as circunstâncias da fuga. Até o momento, ninguém foi recapturado.
Participam da operação de buscas os policias de plantão, além do efetivo extra acionado pela SEAP, incluindo o Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC), Grupo de Escolta Penal (GEP) e Departamento de Operações Táticas (DOT). A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal prestam apoio a ação.
A Penitenciária de Alcaçuz abriga 1.649 presos condenados pela Justiça.
Relação dos fugitivos:
1 – Alziro Tony da Silva
2 – Antônio Marcos Sena da Silva
3 – Cleyton Marques de Mendonça
4 – Francisco Alef Guedes de Lima
5 – Francisco Damião Virgínio de Oliveira
6 – Francisco Eliomar Faustino Júnior
7 – Francisco Rat Pereira da Costa
8 – Genilson Silva de Andrade
9 – Henrique de Oliveira Souza
10 – Ivanaldo Sales da Silva
11 – Max Soares da Silva
12 – Osvanildo Maria da Silva
Visitas estão suspensas no Complexo
A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) determinou a suspensão temporária das televisitas e visitas presenciais na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior complexo penal do estado.
De acordo com a pasta, a medida é necessária para a realização de revistas estruturais e pessoais em todas as celas da unidade e avaliação dos procedimentos de segurança.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.