Variedades

Flávio Bolsonaro descarta deixar Brasil após pedir cidadania italiana

"Minha família é de origem italiana e tenho o direito de solicitar a cidadania", explica o senador

(ANSA) – Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições presidenciais de 30 de outubro, afirmou que não tem intenção de deixar o Brasil para ir à Itália.

Fui eleito senador por mais quatro anos, pretendo me candidatar novamente e, antes que comecem a circular teses malucas, sair do país não é uma opção“, esclareceu.

Conforme noticiado pela imprensa brasileira, ontem (08/11) Eduardo e Flávio Bolsonaro recorreram à embaixada italiana em Brasília para acelerar o processo de cidadania italiana. A notícia foi antecipada pelo site Metrópoles e confirmada por Flávio.

Minha família é de origem italiana e tenho o direito de solicitar a cidadania. Uma prática que iniciei em setembro de 2019“, explicou.

A embaixada italiana também informou à ANSA a presença do filho do presidente na chancelaria consular em nota assinada pelo embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello.

Confirmo parcialmente o que foi noticiado pela imprensa brasileira, que o senador Flávio Bolsonaro esteve na embaixada na manhã de terça-feira, 8 de novembro, embora eu não tenha o encontrado pessoalmente. Em razão disso, obviamente, há respeito pela privacidade. Em matéria consular, a embaixada atua sempre em conformidade com as normas vigentes“, declarou o diplomata italiano.

Em novembro de 2021, em um dia cheio de tensões, o presidente cessante, Jair Bolsonaro, chegou a receber cidadania honorária de Anguillara Veneta, no norte da Itália, de onde vem parte de sua família. A homenagem para reconhecer o líder de direita foi realizada pela prefeita Alessandra Buoso, do partido ultranacionalista Liga.

O bisavô paterno de Bolsonaro, Vittorio Bolzonaro – o sobrenome foi originalmente escrito com Z em vez do S -, era originário de Anguillara Veneta. Ele nasceu lá em 1878, antes que seus pais emigrassem para o Brasil quando estava com 10 anos. Por parte de pai, Bolsonaro também tem origem alemã e calabresa: seu bisavô “Carlos” Hintze nasceu em Hamburgo por volta de 1876 e foi para o Brasil em 1883, enquanto Luzia Caliò era de origem calabresa.

Já os avós maternos de Bolsonaro, Guido Bonturi e Argentina Pardini, eram toscanos de Lucca. Em janeiro de 2019, inclusive, a direita italiana defendeu uma possível visita do presidente brasileiro na cidade da Toscana, após Bolsonaro cogitar conhecer o local.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.