Variedades

Física nuclear é testada no combate ao Aedes aegypti

Até a física nuclear entrou na luta contra o mosquito Aedes aegypti. A pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está usando raios gama, um tipo de radiação eletromagnética, para tornar os machos incapazes de se reproduzirem.

As pupas, quando o mosquito ainda está em fase de desenvolvimento, são irradiadas por apenas 41 segundos. Esse tempo é suficiente para modificar o esperma dos bichos, tornando-os estéreis. Ao acasalar as fêmeas usam esse esperma, mas ele não é capaz de gerar novas larvas do inseto.

A coordenadora do projeto e pesquisadora da Fiocruz Alice Varjal argumenta que a tecnologia pode ser usada em áreas onde não é permitida a aplicação de produtos químicos para combater o mosquito.

A primeira etapa da pesquisa fez todos os testes em laboratório. Ao verificar que a radiação funcionou, o experimento foi levado a campo para saber se os resultados se repetem.

As solturas dos mosquitos ocorrem desde dezembro, em uma das vilas de Fernando de Noronha. Alice Varjal ressalta que, como toda pesquisa científica, os resultados ainda passam por várias análises antes de serem usados na prática.

Outra participante do projeto, a professora e pesquisadora do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco Edvane Borges garante que a radiação não contamina o mosquito ou pode prejudicar o meio ambiente e a população.

O raio gama já é usado em outras áreas, como na esterilização de instrumentos médicos ou de alimentos e, também, em tratamento contra o câncer.

Com informações da Agência Brasil*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.