Filhotes de tartarugas foram atropelados, nesta terça-feira (28), quando tentavam atravessar uma estrada para chegar ao mar, na praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso. A diretoria da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (Amjus), que atua naquela área, afirma que o incidente aconteceu devido a uma estrada construída em local inadequado.
De acordo com Heldene Santos, presidente da Ong, 64 tartarugas morreram no atropelamento. Ele considera que a estrada foi aberta indevidamente, que “nunca deveria ter sido colocada ali” e explica que “por serem pequenininhas e pretas, elas (tartaruguinhas) são confundidas com pedras pelos motoristas”.
Ainda de acordo com Heldene Santos, existe livre circulação de veículos na praia sem controle devido. “Principalmente, carros 4 x 4 que circulam a vontade, em alta velocidade, e os quadriciclos. Por mais que a gente tenha conversado e feito reuniões, esse tipo de situação continua acontecendo”.
O presidente da Amjus informou que no mês passado houve uma reunião entre a Prefeitura de São Miguel do Gostoso e as pastas do Governo do Estado com competência para o assunto. De acordo com Heldene Santos, os órgãos estabeleceram um prazo de 15 meses para solucionar o problema.
Até que se passe esse tempo, a Amjus teme novos acidentes como o dessa terça. “A nova temporada de desova ocorre nesses 15 meses”, citou Heldene Santos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.