(ANSA) – O ex-presidente cubano Fidel Castro irá participar do VII Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), que acontece em abril deste ano, como delegado.
Fidel, que completa 90 anos em agosto, se afastou da política em 2006 por motivos de saúde. Ele foi substituído dentro da legenda por seu irmão, Raúl Castro, como primeiro secretário. Ele foi escolhido para participar do Congresso como delegado, com poder de voto, pelos mais de 300 secretários-gerais das organizações de base do comitê distrital da cidade de José Martí, no extremo leste de Cuba, perto da histórica região de Serra Maestra – de onde coordenou a Revolução Cubana, em 1959.
Fidel e Raúl costumam ser escolhidos como delegados antes de todos os Congressos de forma unânime, sem votos contrários.
A seleção de delegados ocorre por meio de assembleias entre secretários-gerais de organizações municipais e distritais cubanas e escritórios regionais das Forças Armadas e do Ministério do Interior. No último congresso, realizado em 2011, foram aprovadas as reformas econômicas estabelecidas pelo presidente Raúl Castro com o objetivo de “atualizar o socialismo” na ilha e o legitimou como substituto de Fidel no poder. O jornal oficial cubano “Granma” destacou que “Fidel, assim como reconheceram os participantes do evento, encarna os mais altos princípios de um revolucionário”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.