Fim de ano se aproximando e os pais com filho em idade escolar se veem na missão de decidir a escola onde a criança ou adolescente vai estudar. É uma decisão que, muitas vezes, gera angústia, afinal, a escolha envolve muita responsabilidade. A dúvida pode afetar tanto pais que irão fazer a escolha pela primeira vez, quanto aqueles que buscam uma nova alternativa.
Por isso, vale recorrer a métodos que auxiliem na decisão. Exemplo é a ferramenta online Escolha a Escola, lançada nesse mês, pelo jornal Folha. Nela estão informações de 135 mil colégios de educação básica de todo o Brasil.
O buscador traz informações sobre qualidade e infraestrutura das instituições de ensino com base nas informações disponibilizadas pelo Enem, Senso Escolar e Saeb (avaliações de escolas públicas). Dessa forma, a ferramenta permite que o pai ou responsável encontre escolas a partir de seus critérios e valores e compare-as.
Confira algumas informações disponibilizadas pelo buscador:
– Infraestrutura (biblioteca, dependências acessíveis para pessoas com necessidades especiais, internet, laboratórios, quadra de esportes e idiomas oferecidos);
– Média das escolas privadas no município;
– Média de alunos por turma;
– Taxa de distorção idade-série;
– Média de horas/aula diária;
– Docentes com curso superior.
Bolsas de estudo para a educação básica com até 50%
Muitos pais tentam conciliar qualidade de ensino ao custo da mensalidade, por isso há uma grande busca para bolsas de estudo e, muitos, recorrem ao Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão social que oferta bolsas de 50% de desconto nas mensalidades da Educação Básica. Clique aqui e veja as opções disponíveis para sua cidade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.