Novembro vai ser uma festa para os amantes da observação de estrelas. No cardápio temos duas chuvas de meteoros, um eclipse lunar total e a melhor época do ano para ver Urano. Abaixo, traremos todos os detalhes com suas datas.
4 e 5 de novembro: chuva de meteoros Táuridas
A chuva de meteoros Táuridas (ou Taurídeos) é quase uma obrigação anual se você gosta de ver estrelas cadentes. Elas são causadas pelo cruzamento da Terra com o rastro de poeira de dois objetos: o asteroide 2004 TG10 e o cometa 2P Encke. Seu pico ocorrerá na noite de 4 de novembro, trazendo entre 5 e 10 meteoros por hora. A má notícia é que a Lua estará cheia nessa noite, e seu brilho provavelmente superará as estrelas cadentes menos brilhantes. Para vê-las, você deve olhar para a constelação de Touro, daí seu nome.
8 de novembro: Lua Cheia e Eclipse Lunar Total
Nas primeiras horas de 8 de novembro, acontecerá o que alguns lugares chamam de Lua do Castor. É uma lua cheia de sangue ou lua vermelha. A Terra se interporá entre a Lua e o Sol e sua sombra tingirá o satélite de cor laranja. Seu pico é por volta das 6 da manhã dos Estados Unidos e da costa leste da América Latina.
9 de novembro: Urano em sua maior aproximação
Em 9 de novembro, Urano estará em seu ponto mais próximo em sua órbita para a Terra, e sua superfície será totalmente iluminada pelo Sol. Em outras palavras, será tão brilhante que será fácil de ver apenas com binóculos. Para encontrá-lo, olhe para o leste, próximo às Plêiades e à constelação de Touro.
17 a 18 de novembro: as Leônidas
A chuva de meteoros Leônidas ocorre entre 6 e 30 de novembro e pode produzir até 15 estrelas cadentes por hora em seu pico. Esse momento será entre 11 e 17 de novembro, quando a Terra passar pelo rastro do cometa Tempel-Tuttle. As Leônidas são tão brilhantes que nem mesmo uma Lua cheia os ofusca, e às vezes são tingidas de cores diferentes. Para vê-los, olhe para a constelação de Leão, embora sejam visíveis de outros pontos do céu.
A propósito, a cada 33 anos, as Leônidas passam por um pico ciclônico que transforma a chuva de meteoros normal em uma tempestade de meteoros completa. A última foi em 2001, então teremos que esperar até 2034.
23 de novembro: Lua Nova
Depois de tanto entretenimento, não custa nada se acalmar com uma noite em que nada vai acontecer. A Lua Nova (que basicamente faz a Lua desaparecer do céu) será na noite de 23 de novembro. A falta de luz lunar nessa noite em questão é a oportunidade perfeita para sair para locais mais calmos e longe dos centros, e tentar ver outros fenômenos astronômicos, como galáxias ou estrelas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.