Variedades

Delação premiada: Fachin decidirá sobre sigilo de áudio recebido da JBS

O ministro Luiz Edson Fachin recebeu, nesta terça-feira (05), o áudio sobre a revisão do acordo de delação premiada de um dos donos de uma das principais empresas de agronegócios do país, Joesley Batista e mais outros dois executivos da JBS. Fachin é relator do caso no Supremo Tribunal Federal e está decidindo se mantém o sigilo do material ou libera total ou parcial, o conteúdo do mesmo.

No pronunciamento realizado ontem, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou que os investigadores obtiveram na última quinta-feira (31) os áudios, com conteúdo que ele classificou de “gravíssimo”. Na gravação, segundo Janot, Joesley Batista, conversa com Ricardo Saud, diretor institucional do grupo J&F (ao qual a JBS pertence) e um dos delatores da Lava Jato. Também será investigado Francisco de Assis e Silva, advogado da empresa.

Segundo o site G1, o procurador determinou que fosse realizada a investigação para apurar indícios de omissão de informações de práticas de crimes no acordo de delação premiada dos executivos do grupo. A investigação está sendo analisada com base nos áudios.

Ainda segundo Janot, a gravação tem diálogo entre dois colaboradores “com referências indevidas à Procuradoria Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal”. Ainda nesta semana, Joesley, Saud e Assis serão chamados a depor e esclarecer a conversa gravada. Caberá a Fachin, além de levantar o sigilo do áudio, avaliar que partes deverão ser excluídas por tratarem da vida privada e íntima de pessoas não investigadas.

Determinação

Durante entrevista concedida no auditório da PGR, em Brasília na última segunda-feira (04), Janot falou sobre a abertura da investigação. “Determinei hoje (segunda) a abertura de investigação para apurar indícios de omissão de informações sobre práticas de crime no processo de negociação para assinatura do acordo de delação no caso JBS. Áudios com conteúdo grave, eu diria gravíssimo, foram obtidos pelo Ministério Público Federal na semana passada, precisamente, na quinta-feira, às 19h”, falou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.