Variedades

Exposição ao sol sem proteção ocular pode causar Pterígio

O uso de óculos escuros pode parecer apenas uma questão de estilo, mas o acessório é importante para prevenir diversos problemas que podem afetar a visão e os olhos. Proteger os olhos dos raios solares é tão importante quanto proteger a pele.

Mas, infelizmente, a maioria da população desconhece essa informação. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que 70% da população não usa óculos de sol e esse número é ainda maior entre os mais jovens.

Um dos problemas da exposição ao sol – sem proteção para os olhos, é acontecer o pterígio. Comum em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, a condição se caracteriza pelo crescimento de um tecido rosado na conjuntiva, a membrana que reveste a parte interna das pálpebras. O formato da lesão lembra uma asa; e é daí que vem o nome, pois pterígio deriva do grego ‘pterygion’, que significa asa. Geralmente, costuma afetar os dois olhos.

Pterígio

Segundo a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, especialista em cirurgia de pálpebras e chefe do setor de plástica ocular da Santa Casa de São Paulo, o pterígio costuma surgir mais próximo do nariz e crescer em direção à pupila.

“O pterígio tem propensão a crescer e a apresentar recidivas, ou seja, mesmo depois de tratado pode voltar a crescer. Assim, alguns estudos sugerem que esta lesão tem características semelhantes às de um tumor, embora não seja. É um processo proliferativo e inflamatório, em que o tecido cresce e invade outras estruturas, assim como acontece nas neoplasias”.

Sol ainda é o principal fator de risco

O pterígio é muito comum em pessoas que trabalham expostas ao sol ou que passam a maior parte do tempo ao ar livre, como salva-vidas, surfistas, marinheiros, assim como em pessoas que costumam se expor muito ao sol nos finais de semana. A condição costuma aparecer com maior frequência em homens entre 30 e 50 anos e é mais comum em pessoas com olhos claros. Apesar de ter uma incidência maior em regiões próximas ao Equador, o pterígio atinge cerca de 10% da população mundial.

Sinais e sintomas

“O primeiro sinal do pterígio será a membrana, que afeta a estética ocular. Pode também causar irritação ocular devido a distúrbios do filme lacrimal sobre o pterígio e inflamação localizada. Por último, a lesão pode afetar a acuidade visual devido a dois fatores: pelo desenvolvimento de um astigmatismo irregular e/ou quando o pterígio cresce em direção ao eixo visual/centro da córnea”, explica Dra. Tatiana.

Tratamento pode ser feito com cirurgia

Inicialmente, o tratamento visa diminuir a irritação ocular e/ou a inflamação. Porém, se o pterígio cresce e começa a afetar a visão, a cirurgia será indicada. “Entretanto, mesmo após a cirurgia, o paciente pode desenvolver novamente o pterígio, já que é uma condição propensa às recidivas”, explica a oftalmologista.

A importância dos óculos de sol

criança usando óculos de sol

Como o principal fator de risco é a exposição ao sol, a melhor forma de prevenir o pterígio é usar óculos de sol com lentes protetoras. Além dos óculos, bonés ou viseiras também podem ajudar a proteger os olhos.

Lembrando que mesmo nos dias nublados ou no inverno, há incidência de raios UVA e UVB, portanto, a necessidade de usar óculos é permanente. Dra. Tatiana ressalta que o pterígio é apenas uma das lesões decorrentes da exposição desprotegida ao sol. “Há outros problemas que podem surgir, como catarata, degeneração macular, fotoceratite e câncer de pele nas pálpebras”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.