(ANSA) – O ex-deputado federal Cândido Elpídio de Souza Vaccarezza, líder do governo durante as gestões de Lula e Dilma, foi preso nesta sexta-feira (18) em São Paulo durante a 43º e 44º fases da Operação Lava Jato.
Pela primeira vez, a Polícia Federal realizou duas fases da operação ao mesmo tempo, que cumpriu 46 ordens judiciais, sendo distribuídas em 29 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e seis mandados de prisão temporária- no qual se enquadra Vaccarezza. As buscas foram realizadas em Santos, São Paulo e no Rio de Janeiro.
Vaccarezza foi detido na Operação Abate, que ocorre na capital paulista. O alvo da PF era um grupo de criminosos “apadrinhado” pelo ex-deputado federal que, segundo as autoridades, usava sua influência para obter contratos da Petrobras com uma empresa estrangeira.
Na relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agente públicos e políticos, incluindo o próprio ex-parlamentar. O ex-deputado federal deixou o PT em 2016 após alegar divergências com a então presidente, Dilma Rousseff.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.