Um evangelho antigo foi descoberto nas páginas de um livro que remonta ao século 6. O texto, apelidado de “Evangelho dos Lotes de Maria” é escrito em copta e contém oráculos que teriam sido utilizados para fornecer apoio e segurança para as pessoas que procurassem ajuda para seus problemas.
Não é um evangelho no sentido tradicional, porque não ensina predominantemente sobre Cristo, e seu tradutor sugere que a descoberta poderia reescrever o propósito e a definição antiga dos evangelhos. O livro antigo foi dado a Sackler Museum da Universidade de Harvard em 1984 por Beatrice Kelekian, em memória de seu marido Charles Dikran Kelekian. Dikran se dizia ser “um comerciante influente de antiquareis coptas”, mas a origem do livro é desconhecida.
O texto foi estudado pela professora Anne Marie Luijendijk da Universidade de Princeton. Ela disse ao LiveScience que quando decifrou a primeira linha, que fez referência a um “evangelho”, ela esperava para ler sobre Jesus e sua vida. Em vez disso, ela encontrou um livro copta do século 5 ou 6 de respostas oraculares. O codex de 160 páginas contém uma série de 37 curtas passagens escritas ao longo de folhas de pergaminho. Ele mede apenas 7,5 centímetros de altura e 6,9 centímetros de largura – cerca do tamanho de palma de uma mulher.
A pessoa que procura uma resposta a uma consulta ou preocupação em particular teria aberto o livro em uma página aleatória para ler um comunicado concebido para servir como uma resposta. A tradução completa do título do livro lê-se: “O Evangelho dos lotes de Maria, a mãe do Senhor Jesus Cristo, ela a quem o arcanjo Gabriel trouxe a boa notícia”. O livro ainda tem a seguinte inscrição: “Aquele que seguir em frente (ou: procurar) com todo o seu coração vai obter o que ele procura. Só não seja de duas mentes”. Um oráculo diz: “Pare de ser de duas mentes, o humano, se esta coisa vai acontecer ou não. Sim, isso vai acontecer!”.
Outro oráculo diz: “Mas se você está doente, o assunto vai prosperar através do Deus de Abraão, Isaac e Jacó”. Hoje, a definição oficial da palavra “evangelho” é o “ensino ou revelação de Cristo”, mas, na verdade, se origina a partir do significado da palavra grega ‘Evangelion’ que significa “boas novas”.
O professor Luijendijk disse que as pessoas teriam usado o livro para procurar “boas notícias” sobre o seu futuro. O livro é cristão e baseia-se em Salmos, Jó, Provérbios, Mateus, Lucas e James. Mas, em seu livro, Luijendijlk disse que não contém ensinamentos cristãos tradicionais, e não são poucas, ou nenhuma, as menções relacionadas ao reino de Deus ou o Céu, os milagres, a igreja, ou a vida eterna.
As informações são do Daily Mail.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.