No início deste ano, quando o preço do bitcoin caiu mais de 60% em relação ao seu fechamento mais alto, um número menos analisado também caiu: o de transações diárias.
Há muitas explicações sobre a queda das transações com essa criptomoeda, mas o que não foi explicado é por que o nível não se recuperou, já que o preço do bitcoin teve um aumento de 50% desde 5 de fevereiro. Isso levou alguns investidores a se perguntar se a criptografia está perdendo popularidade.
A média das transações diárias caiu aproximadamente pela metade desde seu pico em dezembro e atingiu seu nível mais baixo em dois anos no mês passado, embora o bitcoin tenha conseguido se consolidar como um ativo de investimento e voltado a ultrapassar a barreira dos 10 mil dólares.
Os números da transação podem significar más notícias para os investidores mais ativos em bitcoin, de acordo com Charles Morris, diretor de investimentos do Newscape Capital Group em Londres, que investe em criptografia. “A comercialização e as compras na rede bitcoin, que pode ser medida com métricas, como volumes de transações, é um indicador da direção do preço”.
“Tivemos uma fase de moda e agora está ficando frio”, disse Morris, que está trabalhando em um projeto que facilitará a descoberta do preço em várias criptografias.
Transações
As transações caíram de quase 400 mil em meados de dezembro, para quase 200 mil nesta semana, de acordo com a empresa de pesquisa Blockchain.info. A última vez que o registro foi tão baixo, a moeda estava sendo comercializada em US $ 500.
As transações que esperavam ser oficialmente reconhecidas pela rede bitcoin caíram de uma média semanal de 130 milhões no início de janeiro para quase 35 milhões no presente.
Nem todos concordam que os volumes mais baixos são um sinal de problemas para o bitcoin. Poderia ser um retorno à normalidade e um sinal de que o mercado está amadurecendo.
“Se os preços começam a subir novamente, os operadores podem ser persuadidos a retornar”, diz David Drake, cuja empresa de investimentos familiares em Nova York tem mais de US $ 10 milhões em criptografia e investimentos em blockchain. Drake projeta que a moeda chegará a 35 mil dólares até o final do ano.
A mesma queda nos preços poderia ser o motivo do menor volume de transações com bitcoin. “Os sites que já aceitaram os pagamentos de bitcoin agora recebem uma gama muito maior de moedas digitais”, de acordo com Kyle Samani, um parceiro executivo do fundo de hedge de criptografia da Multicoin Capital. Isso torna as moedas alternativas mais atraentes do que o pioneiro da indústria.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.