Variedades

Estudo sugere que o coronavírus pode “se espalhar em ambientes quentes e úmidos”

Um estudo realizado por cientistas da Universidade Médica de Nanjing, na China, sugere que o novo coronavírus pode se espalhar em condições quentes e úmidas. A pesquisa foi publicada pelo canal Jama network e contradiz hipóteses anteriores que garantiam que a transmissão do vírus diminuiria à medida que a temperatura aumentasse.

Os especialistas se baseiam no caso de um paciente que infectou oito pessoas em uma piscina pública. O incidente ocorreu na província chinesa de Jiangsu, onde dias antes o paciente em questão havia visitado a cidade de Wuhan, o epicentro do surto.

Os autores da investigação detalharam que o local onde ocorreu o contágio era de aproximadamente 300 metros quadrados e incluía piscina, chuveiros e sauna. A área manteve temperaturas médias entre 25 e 41 graus Celsius, com uma umidade de aproximadamente 60%.

De acordo com os resultados do estudo, o paciente que espalhou a doença utilizou as instalações em 18 de janeiro de 2020 e apresentou sintomas no dia seguinte. Enquanto os outros pacientes, que visitaram o local entre os dias 19 e 24 de janeiro, também desenvolveram febre, tosse, dor de cabeça e congestão no peito por até 9 dias após visitar a unidade.

Os cientistas de Nanjing observaram que, embora “as rotas de transmissão possam ser gotículas respiratórias ou de contato”, as evidências de suas pesquisas sugerem que “a transmissão do SARS-CoV-2 ainda pode ocorrer em um ambiente com alta temperatura e umidade”, pois o vírus não mostrou sinais de enfraquecimento nessas condições.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.