Pode até parecer um coisa sem fundamento, mas não é. O pequeno teste foi baseado em um estudo de cientistas japoneses. Eles concluíram que as pessoas mais velhas que lutam para se equilibrar em uma perna por 20 segundos são mais propensas a ter um acidente vascular cerebral, afirmaram pesquisadores na última quarta-feira (18). As informações são do Daily Mail.
O teste simples identifica aqueles que precisam de apoio extra, porque eles são mais propensos a ter má saúde do cérebro, tais como danificação não diagnosticada e sangramento de pequenos vasos sanguíneos. Mas um estudo mostrou que não havia sinais evidentes de problemas de saúde, disse Yasuharu Tabara, professor associado do Centro de Medicina Genômica da Graduate School of Medicine da Universidade de Kyoto, no Japão.
O professor Tabara, que liderou a pesquisa, disse: “Nosso estudo descobriu que a capacidade de se equilibrar em uma perna é um teste importante para a saúde do cérebro. Indivíduos que mostram falta de equilíbrio deve receber maior atenção, pois isso pode indicar um risco aumentado de doença cerebral e declínio cognitivo”.
‘Passar um tempo em pé com se equilibrando com apenas uma perna é uma medida simples de instabilidade postural e pode ser uma conseqüência de anormalidades cerebrais”. O estudo, publicado na revista Stroke, da American Heart Association, envolveu 841 mulheres e 546 homens com idade média de 67 anos. Depois que os participantes foram cronometrados de pé sobre uma perna, seus cérebros foram escaneados. Pesquisadores britânicos descobriram este ano que as pessoas de meia-idade que eram lentos para sair de uma cadeira tinham um risco maior de morrer dentro da próxima década.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.