Tá irritado? Ouça Slipknot! De acordo com um novo estudo, ouvir heavy metal pode ajudar a acalmar. Os pesquisadores dizem que a música extrema pode influenciar positivamente aqueles que experimentam a raiva. Eles disseram ainda que a música regula a tristeza e aprimora a positividade.
Em contraste com estudos anteriores que ligam música alta e caótica à agressão e delinquência, a pesquisa realizada pela professora Leah Sharman e pelo Dr. Genevieve Dingle na Escola de Psicologia da Universidade de Queensland mostrou que os ouvintes tornaram-se na maior parte inspirados e mais calmos. “Nós descobrimos que este tipo de música regula a tristeza e aprimora as emoções positivas”, disse Sharman.
“Ao experimentar raiva, os fãs de música extremas gostavam de ouvir a música que poderia coincidir com a sua raiva. A música ajudou a explorar toda a gama de emoções que sentiam, mas também os deixou sentindo-se mais ativo e inspirados. Os resultados mostraram que os níveis de hostilidade, irritabilidade e tensão diminuíram após ouvirem a música”, completou.
O estudo foi publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience e envolveu 39 ouvintes regulares de heavy metal, com idades entre 18 e 34 anos. Os participantes foram monitorados durante um período de referência, depois de passarem 16 minutos sob “indução de raiva”.
Os participantes passaram 10 minutos ouvindo músicas de sua escolha, ou 10 minutos de silêncio, e foram monitorados mais uma vez. A “indução de raiva” envolveu os entrevistados descrevendo eventos irritantes em sua vida, como relacionamentos, emprego e finanças. “Todas as respostas indicaram que os ouvintes de música extremas parecem usar a sua escolha de música para fins positivos de auto-regulação”, disse Leah Sharman.
As informações são do Daily Mail
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.