Em um mundo cada vez mais sedentário e tecnológico, especialistas descobriram que o uso de tecnologias por parte dos idosos ajuda a prevenir o declínio de sua saúde. Pensionistas que passam muito tempo on-line não se sentem tão sozinho quanto os outros da sua idade, o que poderia prevenir a deterioração da saúde física e mental, de acordo com a pesquisa. As informações são do Daily Mail.
Os resultados do estudo, realizado com pessoas entre 65 e 95 de anos de idade, por pesquisadores da Universidade de Exeter, poderia ajudar a lidar com os problemas de saúde de uma população cada vez mais envelhecida, disseram os especialistas. Entre as maneiras de usar a web para melhorar a saúde mental estavam as chamadas de vídeo e o uso de mídia social através de computadores de tela sensível ao toque. Um grupo de idosos de 31 casas de repouso em todo o Reino Unido foram seguidos como parte do estudo financiado pela UE. Aqueles treinados para usar a tecnologia se sentiram mais auto-competentes, eram mais sociáveis e mostraram melhorias em suas habilidades cognitivas.
O líder do projeto, o Dr. Thomas Morton, disse que os resultados destacaram como a solidão entre os idosos pode contribuir para problemas de saúde. “Os seres humanos são animais sociais, e não é nenhuma surpresa que nós tendemos a fazer melhor quando temos a capacidade de se conectar com os outros. Mas o que pode ser surpreendente é o quão importante as conexões sociais são para a saúde física e cognitiva”, disse Morton.
O doutor ainda disse que a solidão pode ser a porta de entrada para doenças. “As pessoas que estão socialmente isoladas ou que experimentam a solidão são mais vulneráveis a doenças e declínio”. Um participante do estudo disse que aprender a navegar na internet “mudou sua vida”. “Este treinamento muda a vida das pessoas e abre seus mundos, revigora suas mentes e para muitos de nós nos dá uma maneira completamente diferente de reconhecer o nosso valor à medida que envelhecemos”, disse Margaret Keohone.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.