Atentos às novas exigências dos clientes, o mercado contábil passa por um profundo processo de transformação em todo o mundo. Se até pouco tempo atrás, os escritórios de contabilidade enxergavam nas novas tecnologias uma ameaça, hoje eles apostam nesses recursos para eliminar tarefas repetitivas e encontrar mais tempo livre para dedicar aos clientes. E o Brasil sai na frente de outros países quando se trata de adoção dessas novas ferramentas.
Um estudo global com três mil contadores em oito países, encomendado pela Sage, multinacional britânica de software de gestão, revela que quase a metade dos clientes de escritórios contábeis brasileiros (49%) espera hoje que, além dos serviços fiscais, contábeis e de compliance, o seu contador forneça consultoria empresarial.
Diante desse cenário, os profissionais da área têm encontrado na tecnologia uma aliada para ficar um passo à frente da concorrência e diferenciar os serviços oferecidos. 52% dos entrevistados afirmam investir na melhor tecnologia logo após o seu surgimento.
A inteligência artificial aparece como uma das principais apostas dos contadores. Segundo o estudo, 85% dos entrevistados no país investiriam em IA para automatizar tarefas demoradas e repetitivas. A média global é de 66%.
Além disso, 77% dos contadores brasileiros pretendem usar o recurso tecnológico nos próximos três anos, enquanto que nos demais países a média é de 55%. “As aplicações de IA estão se tornando cada vez mais amplas. Tudo ao nosso redor está ficando mais inteligente e os clientes esperam que a área tenha a capacidade de analisar dados em tempo real”, afirma Kriti Sharma, vice-presidente de IA da Sage.
Outro dado apontado pelo estudo é que 87% dos profissionais de contabilidade no país acreditam que a tecnologia em nuvem torna seus negócios bem-sucedidos, ante a média de 67% dos entrevistados globais.
No país, 72% dos respondentes já adotaram uma solução de gestão empresarial em nuvem. No mundo, esse número é de 53%. “Entre muitos outros benefícios, a tecnologia em nuvem permite que os contadores e os seus clientes estejam conectados o tempo todo, facilitando as tarefas e o cumprimento das obrigações acessórias, permitindo a qualquer hora e qualquer lugar, fazer análises e diagnósticos sobre os dados das empresas, possibilitando aos contadores atuar como verdadeiros consultores dos clientes, fornecendo aconselhamento de forma oportuna, com agilidade e eficiência”, finaliza Jorge Santos Carneiro, presidente da Sage Brasil e América Latina.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.