Variedades

Estudo descobre que as mulheres são mais afetadas por imagens emocionais que os homens

Pesquisadores suíços descobriram que as mulheres avaliam imagens emocionais mais estimulante do que os homens e são mais propensas a se lembrar delas. O estudo foi feito em grande escala por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Basel focada em determinar a relação dependente de sexo entre as emoções, o desempenho da memória e atividade cerebral. As informações são do Daily Mail.

De acordo com a líder do estudo, Dra. Annette Milnik, a pesquisa mostra que as diferenças encontradas em homens e mulheres é devido aos diferentes mecanismos entre eles. “Isso sugere que as diferenças dependentes do gênero no processamento emocional e memória são devido a diferentes mecanismos”, disse.

Sabe-se que as mulheres muitas vezes consideram eventos emocionais mais estimulantes do que os homens. Estudos anteriores demonstraram que as emoções influenciam a nossa memória: o mais emocional é uma situação, o mais provável é que se lembre dela. Isso levanta a questão de saber se as mulheres muitas vezes superam os homens em testes de memória por causa da maneira que processam emoções.

Sabe-se que as mulheres muitas vezes consideram eventos emocionais mais estimulante do que os homens.
Sabe-se que as mulheres muitas vezes consideram eventos emocionais mais estimulante do que os homens.

Com a ajuda de 3.398 voluntários, os pesquisadores foram capazes de demonstrar que as mulheres avaliaram o conteúdo da imagem emocional – especialmente conteúdo negativo – como emocionalmente mais estimulante do que os homens.  No caso de imagens neutras, no entanto, não houve diferenças de gênero em avaliação emocional.

Em um teste de memória subsequente, os participantes do sexo feminino poderia recordar livremente significativamente mais imagens do que os participantes do sexo masculino. Surpreendentemente, porém, as mulheres tinham uma vantagem especial sobre os homens quando recordando imagens positivas. Usando dados de fMRI de 696 sujeitos de teste, os pesquisadores também foram capazes de mostrar que a apreciação mais forte do conteúdo da imagem emocional negativa pelas participantes do sexo feminino está ligado ao aumento da atividade cerebral em regiões motoras.

“Este resultado apoiaria a crença comum de que as mulheres são mais expressivas emocionalmente do que os homens”, explicou Dr Klara Spalek, principal autora do estudo. Os resultados também ajudam a proporcionar uma melhor compreensão das diferenças específicas de gênero no tratamento da informação. Este conhecimento é importante, porque muitas doenças neuropsiquiátricas também apresentam diferenças entre os sexos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.