Variedades

Estudantes do ensino básico podem representar o Brasil em olimpíada de Astronomia

Estão abertas as inscrições para a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) para estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas particulares e públicas. Neste evento está prevista a distribuição de 50 mil medalhas. Além disso, os melhores classificados na competição vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021.

O objetivo da OBA é estimular o interesse dos estudantes sobre as ciências espaciais, como física e astronomia. A competição é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do ensino fundamental, enquanto que o quarto é destinado aos alunos do ensino médio. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

A prova da competição é composta por dez perguntas, das quais sete são de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico.

Para ajudar na preparação dos estudantes, a OBA tem um aplicativo com vídeos, provas e gabaritos de edições anteriores.

As instituições interessadas podem inscrever seus alunos até o dia 15 de março, no site do evento. A olimpíada está prevista para ocorrer no dia 15 de maio e as provas são aplicadas dentro das escolas participantes. Os vencedores serão conhecidos no dia 15 de setembro.

Na competição do ano passado, a olimpíada registrou recorde de participantes, com 884.979 estudantes de 9.965 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de duas do Japão.

Estudantes do ensino básico podem representar o Brasil em olimpíada de Astronomia E ASTRONAUTICA OBA 2020
Estudantes do ensino básico podem representar o Brasil em olimpíada de Astronomia 2

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.