Um salário de R$ 15.156,70, contratação de sete funcionários, dois estagiários, um carro com 200 litros de gasolina por mês, entre outros benefícios. Para o vereador de Curitiba, Chico do Uberaba (PMN), tudo isso ainda é muito pouco diante das necessidades de um parlamentar na capital paranaense. Foi o que ele afirmou em sessão na Câmara Municipal na terça-feira (19).
“Só temos um carro à disposição, a verba de gasolina e selos. Da falta do 13º (salário dos vereadores), ninguém fala nada. É pago no Senado, na Câmara dos Deputados, na Assembleia. Até nossos funcionários recebem o 13º e a gente nada. Estamos pagando para trabalhar”, afirmou Chico do Uberaba.
Para o parlamentar, falta na Câmara uma “infraestrutura para um bom andamento de um vereador”. O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Ailton Araujo (PSC), tentou colocar panos quentes no assunto, dizendo que o ponto de vista do colega não representa, necessariamente, o pensamento dos demais vereadores.
“Cada parlamentar pode e deve expressar seus pensamentos e, consequentemente, assumir a responsabilidade pelos seus atos (…). Atualmente, os vereadores não recebem 13º, 14º e nem 15º salários, nenhuma verba de representação, de gabinete ou indenizatória, não há auxílio-moradia ou auxílio-paletó. As sessões extraordinárias e a participação dos parlamentares nas comissões permanentes e especiais não são remuneradas. E os vereadores que faltam sem justificativa em uma sessão ordinária tem seu subsídio descontado em 1/30. Em 2012, foram cortados mais de 250 cargos comissionados”, diz a nota.
O que talvez os vereadores da capital paranaense tenham esquecido é que eles mesmos aprovaram reajustes salariais aos próprios no dia 28 de abril, em primeira votação na Câmara. Com isso, em pleno ano de crise financeira no Brasil e, com ênfase no próprio Estado, os parlamentares municipais subiram seus vencimentos em 6,54%, igualando o reajuste concedido aos demais servidores da cidade. Além disso, o presidente da Câmara tem um salário um pouco melhor: R$ 19,7 mil.
Com informações Brasil Post
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.