Atualizado 03/02/2015 às 16h07
A organização jihadista divulgou um novo vídeo que mostra como eles supostamente queimaram o piloto jordaniano Muaz al-Kasasbeh vivo. Inicialmente, a autenticidade do vídeo não foi confirmada, mas um membro da família disse à Reuters que o chefe das Forças Armadas do país confirmou aos parentes de Kasasbeh sua execução. Segundo fontes jordanianas à SkyNews Arabia, Sajida e outros cinco extremistas islâmicos serão executados nesta noite. As informações são do Actualidad RT.
No final de dezembro do ano passado, o Estado Islâmico relatou que tinha derrubado o avião jordaniano F-16 pertencente à coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos na província síria de Raqqa quando ele sobrevoou o território. O Pentágono negou a derrubada do avião, mas confirmou a captura do piloto. Os extremistas exigiram um resgate, enquanto o Governo da Jordânia ameaçou executar todos os prisioneiros jihadistas caso Kaseasbeh fosse morto, mas o “diálogo” não teve nenhum resultado.
O vídeo, com 22 minutos e 34 segundo, foi divulgado através de uma conta na rede social Twitter, entretanto bloqueada, usada habitualmente pela máquina de propaganda do autodenominado Estado Islâmico. Foi realizado ao estilo de um documentário, onde nos primeiros 16 minutos é possível ver o piloto jordano a caminhar entre destroços antes de ser queimado vivo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.