Especialistas dizem que os seres humanos são responsáveis por muitos dos eventos climáticos anômalos que estão se tornando mais freqüentes. Erich Fischer e Reto Knutti, cientistas do Instituto de Ciências Atmosféricas e do Clima, em Zurique, estima a relação entre o aquecimento global eo surgimento de condições meteorológicas não habituais, informa o New Scientist.
Segundo eles, a mudança climática global não só influencia negativamente na temperatura média global, mas também pode causar ondas de calor como a que atingiu a Rússia em 2010 ou secas, como as sofridas pelos habitantes do Texas em 2011.
Fischer e Knutti acreditam que a atividade humana está causando o aquecimento global, que por sua vez influencia o aumento da frequência de eventos climáticos anormais. Por exemplo, de acordo com os cientistas, o aumento da temperatura média global, que se originou na revolução industrial do século XIX, provoca o calor irregular em 75% dos casos registrados e é responsável por 18% das chuvas superabundantes.
“Desde o início do aquecimento global, em 30 anos durante os períodos de calor extremo eram quatro vezes mais freqüente do que antes”, resume Fischer, enquanto outros cientistas como Francis Zwiers, da Universidade de Victoria (Canadá) não se surpreendem com esta relação: “Hoje vale a pena perguntar se um dia muito quente é casual ou foi causado pelo aquecimento global. Temos que esperar que o que aconteceu uma vez antes em 20 anos está se tornando mais comum”, diz o estadista.
As informações são do Actualidad RT
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.