Para diversas pessoas, administrar o próprio salário é algo conflituoso. Segundo pesquisa do SPC Brasil, a maioria dos brasileiros (62%) não se sente segura para lidar com o dinheiro – o que, em parte, explica as altas taxas nacionais de endividamento e inadimplência.
Quem recebe dois salários mínimos por mês (cerca de R$ 1.700), por exemplo, movimenta mais de R$ 22 mil por ano. Apesar de esta ser uma boa quantia, muitos brasileiros dependem ainda de cheque especial, empréstimos e cartões de crédito, especialmente por não saber administrar a sua renda de forma eficiente.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, é comum que as pessoas não planejem o uso do seu salário – apenas acumulem dívidas, se esforcem para pagá-las mensalmente e administrem as sobras ou convivam com o prejuízo, até a chegada da próxima receita.
Porém, há uma forma de fechar as contas todos os meses, sem deixar de realizar seus desejos: colocando em prática um orçamento financeiro revolucionário.
De acordo com a metodologia DSOP, a forma mais assertiva de utilizar a renda é fazer com que ela seja destinada aos sonhos que se deseja realizar – como viajar todos os anos, comprar uma casa ou um carro novo.
Para que isso aconteça, o orçamento mensal deixa de se basear na conta Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo e passa a ser Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos, sem que haja sobras ou risco de ficar no vermelho. Dessa forma, os sonhos são priorizados frente ao consumo.
“Aprendemos, desde que tivemos o nosso primeiro salário, a receber dinheiro e logo em seguida gastar. Poupar não é a prioridade para a maioria dos brasileiros, pois poucos foram educados financeiramente para transformar seu dinheiro em sonhos realizados. Por isso este orçamento é inovador e revolucionário: ajuda as pessoas a mudarem seu comportamento. Não é algo fácil, que acontecerá de uma hora para a outra, mas é possível e com certeza gerará grande satisfação e tranquilidade em sua vida financeira”, esclarece Reinaldo Domingos.
Revolucione a sua vida financeira com esse orçamento em 6 passos:
1º passo: Resultados diferentes só serão alcançados com atitudes diferentes. Portanto, se está buscando controlar suas finanças, considere mudar, daqui por diante, seu comportamento em relação ao uso do dinheiro;
2º passo: Resgate seus sonhos. Procure saber quanto custa realizar cada um deles e projete o quanto precisará guardar por mês, e por quanto tempo, para realiza-los;
3º passo: Quando receber seus salários ou rendimentos, não espere sobrar ou faltar – separe o valor necessário para realizar seus sonhos antes qualquer coisa;
4º passo: Guarde o dinheiro no investimento mais adequado. A poupança, por exemplo, é indicada para sonhos a serem realizados em até um ano;
5º passo: Evite contrair dívidas, para não comprometer o uso de sua renda. Se já as tiver, procure pagar no prazo para não ter que arcar com juros e multas;
6º passo: Caso esteja com dificuldades em seguir guardando dinheiro, reduza o valor a ser reservado mensalmente. Não há problema em atrasar a realização de seus sonhos, e sim em abandoná-los.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.