Desde agosto de 2020, a prova de vida obrigatória para servidores aposentados e pensionistas federais passou a ser feita em um modelo simplificado.
Diferente do que ocorria até então, o novo procedimento é realizado pelo celular. O segurado não precisa mais sair de casa e se deslocar até uma agência bancária, obrigatoriamente.
As demais atualizações cadastrais ocorrerão pelos canais remotos de autosserviço, como o Portal do Servidor ou o aplicativo Sigepe mobile, que é acessado pelo Sigac, o Sistema de Gestão de Acesso do Ministério do Planejamento.
A medida visa atender a uma antiga reclamação feita pelos aposentados e pensionistas em geral, que precisam, anualmente, se dirigir até uma agência para a realização da prova de vida, o que envolve custos com deslocamento e, muitas vezes, espera em longas filas.
A prova de vida via celular pretende dar mais agilidade e praticidade ao processo, inclusive para quem está no exterior.
Até então, a comprovação de vida era validada pela presença do segurado em uma agência, pela leitura biométrica e apresentação de documento pessoal e original com foto.
No processo via Internet, a lógica é a mesma: o reconhecimento facial é feito via selfie, uma foto do rosto, para facilitar a identificação.
Posteriormente, são feitos a verificação dos dados e o cruzamento de informações para que seja comprovado que não há fraudes.
O reconhecimento facial é seguro e já costuma ser utilizado em aberturas de contas digitais em bancos e na solicitação de empréstimo consignado.
Quem não realiza a prova de vida no prazo estipulado corre o risco de ter o benefício suspenso ou cancelado.
Procedimento previne contra fraudes
A prova de vida é um recadastramento anual que visa comprovar que o segurado está vivo e deve continuar a receber o benefício previdenciário.
O procedimento auxilia na identificação de fraudes, de desvios de recursos e outros golpes ainda comuns aos sistemas de previdência.
As iniciativas de modernização não somente agregam segurança ao processo, como também atende às orientações para a contenção da Covid-19, evitando aglomerações e resguardando a saúde dos aposentados e pensionistas, que integram grupos de risco da doença.
Vale reforçar a importância de os usuários manterem seus cadastros sempre atualizados e com informações corretas por meio do Sigepe.
Para usar o Sigepe, é necessário fazer um cadastro com o CPF, criar uma senha (será a mesma para Sigepe e Sigac) e seguir as orientações. Na tela inicial do Sigac há a opção “Primeiro Acesso” no menu “Precisa de Ajuda?”.
As principais dúvidas podem ser resolvidas na página, mas em casos especiais, os servidores podem ligar para o telefone 0800-9782328. A ligação é gratuita e o atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
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