O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na manhã desta quarta-feira (7), os gabaritos oficiais e os cadernos de questões da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, realizada nesse fim de semana, 3 e 4 de dezembro.
O gabarito não permite que os candidatos saibam a nota que conseguiram, pois o sistema de correção do exame usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. Os alunos podem conferir os resultados na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016.
Os resultados individuais serão divulgados em 19 de janeiro, quando todos os participantes, inclusive os que fizeram as provas em 5 e 6 de novembro, saberão as notas.
A pontuação pode ser usada para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pedir bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.
Segunda aplicação
O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Um grupo de 277.624 estudantes teve o exame adiado por conta das ocupações dos locais de prova e fizeram o exame em 3 e 4 de dezembro.
Se consideradas as duas aplicações, o Enem 2016 teve a participação de 6.005.607 dos 8.627.195 inscritos. Com isso, a abstenção final ficou em 30,4%.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.