Variedades

Enem 2020: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina hoje

Até o final desta quarta-feira, 10, candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não tiveram a isenção da taxa de inscrição aceita precisam efetuar o pagamento do boleto no valor de R$ 85. O prazo, que terminaria no dia 28 de maio, foi prorrogado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC) – até essa data, 300 mil candidatos não haviam efetuado o pagamento dos boletos para confirmar a inscrição.

Após gerar o Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) na Página do Participante, o valor pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, alerta para a necessidade de os inscritos observarem o horário e as regras dos correspondentes bancários que recebem os pagamentos.

Segundo o Inep, o Enem 2020 recebeu 6,1 milhões de inscrições, sendo que 5,7 milhões já estão confirmadas. As datas das provas, tanto da versão impressa quanto para o Enem Digital, ainda não estão definidas. Uma enquete será feita provavelmente no final de junho para consultar os participantes sobre a melhor data.

Voluntários se unem na internet para ajudar candidatos no pagamento

Na internet, uma ação voluntária tem reunido, nos últimos dias, voluntários para pagar a inscrição de candidatos em vulnerabilidade socioeconômica que, por algum motivo, não conseguiram a isenção. O movimento “Pretos no Enem” tinha reunido, até a manhã da última segunda-feira (08), mais de 20 mil voluntários que se disponibilizaram a pagar ao menos um boleto.

“O único critério é a confiança mútua. Se você se identifica como uma pessoa negra e não conseguiu pagar sua inscrição do Enem, basta entrar em contato com a gente e o pagamento será feito de acordo com a quantidade de voluntários que forem chegando”, explica o advogado Luan Alencar, um dos 60 voluntários que organizam o “Pretos no Enem”.

No perfil do Instagram do projeto, além de explicar como todo o movimento é tocado, há relatos de quem conseguiu ter a inscrição paga, como o da Maria, de 56 anos, que pretende através do Enem terminar a faculdade de Serviço Social. “Sou negra, professora aposentada por invalidez. Tentei a isenção e, por algum motivo, não consegui. Vocês podem me ajudar a realizar esse sonho de voltar para a faculdade e terminar o Serviço Social que não pude terminar há 25 anos atrás, mas sonho todos os dias com esse momento mágico”, comemora.

O envio dos boletos a uma madrinha ou padrinho – como são chamados aqueles que se disponibilizam para pagar a taxa de inscrição – é feito após a veracidade do documento ser atestada pelo “Pretos no Enem”. “Não há transferência de dinheiro, taxa ou qualquer movimentação financeira. O que existe é a emissão do boleto de inscrição do Enem que checamos a autenticidade”, reforça Luan. Para participar da ação, basta apenas entrar em contato com o movimento, clicando aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.