O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou há pouco o gabarito oficial das provas do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
No total, são seis gabaritos para cada dia e seis cadernos de questões, de acordo com as cores da prova. O participante deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à cor da prova que fez em cada domingo de aplicação.
No primeiro domingo, 5, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, e ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia os cadernos de questões tinham as cores azul, amarelo, branco, rosa, laranja (braile e ledor) e verde (libras). No segundo domingo, 12, foram aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse dia os cadernos de questões tinham as cores amarelo, cinza, azul, rosa, laranja (braile e ledor) e verde (libras).
Veja os Gabaritos e Provas
Aqui você pode conferir o gabarito oficial do Enem 2017 e fazer o download dos Cadernos de Provas. Atenção: escolha o gabarito referente à sua cor de prova em cada dia da aplicação. E boa sorte!
Gabaritos
Provas
2º Dia de provas do Enem – 12/11
Gabaritos
Provas
Correção das provas
A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.
Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.
A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.
O Boletim de Desempenho deverá ser disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.
Para mais notícias sobre o Enem, clique aqui!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.