Comprar parcelado, seja por meio de boletos, cartão de crédito ou outras alternativas é uma prática bem comum e muitas vezes necessária. Afinal, muitos dos bens que possuímos são adquiridos dessa forma.
Contudo, momentos de crise ou desestabilidade acontecem e pode chegar ao ponto de você não conseguir arcar com essas parcelas. Aí vem o temido endividamento.
O atraso nas faturas de cartão de crédito é um dos maiores vilões das finanças pessoais hoje, isso porque essa é uma das dívidas que possuem juros mais altos (até 14% ao mês). Esse também é o tipo de endividamento que mais tem levado às pessoas as listas de inadimplência do SPC e Serasa.
Uma alternativa que, no primeiro momento pode parecer contraditória, mas que pode ajudar o devedor é fazer um empréstimo pessoal para quitar a dívida. Mas, como contrair uma nova dívida pode me ajudar? Você deve estar se perguntando.
Continue a leitura e venha entender como um empréstimo pessoal pode te ajudar a sair das dívidas.
O que é um empréstimo pessoal e como conseguir um?
O empréstimo pessoal é uma linha de crédito oferecida por bancos e financiadoras para pessoas físicas. Nessa modalidade o contratante não precisa informar como utilizará o dinheiro, nem precisa oferecer garantias.
Atualmente, está mais comum as instituições financeiras oferecerem crédito mesmo para quem está negativado. Contudo, isso não quer dizer que você não precisará passar por alguns critérios de avaliação.
O valor do empréstimo e o chamado score, que é uma pontuação em relação à análise de crédito do cliente, podem ser alguns pontos que influenciam na concessão ou não do crédito. Também nas taxas de juros.
Como contratar?
Hoje em dia, a maioria das instituições financeiras permitem que todo o processo de contração de empréstimo pessoal seja feito online. Ou seja, você não precisa nem mesmo ir a um banco.
Também não é preciso ter nenhum vínculo anterior com a instituição, como um cadastro prévio ou conta. Basicamente, você solicita um valor, passa pela análise de crédito, de acordo com os critérios da agência e tem sua resposta em algumas horas.
Caso sua proposta não seja aceita, você pode buscar outra instituição com regras diferentes.
Geralmente, as exigências das instituições para que você possa solicitar um empréstimo são: que tenha mais de 18 anos, possuir CPF e documento de identidade válidos e que resida no Brasil.
Quando esse crédito pode ajudar?
Veja agora em que situações o empréstimo pessoal pode ser uma boa alternativa:
Quando os juros da dívida são muito altos
Algumas dívidas, como o cartão de crédito, podem acarretar em juros muito altos, até mesmo abusivos. Por outro lado, já existem empréstimos pessoais com menos de 1% de juros ao mês.
Você continua com uma dívida, porém pagando bem menos juros e, provavelmente, com parcelas bem menores.
Quando deve a muitos credores
Não é raro uma pessoa acabar fazendo várias dívidas e perder um pouco a noção de quanto está pagando em parcelamentos. Com um empréstimo pessoal é possível unificar essas dívidas.
Com isso você fica com uma única parcela e melhor controle sobre os juros que está pagando. Contudo, para que esta junção seja vantajosa, você deve comparar se os juros do empréstimo são menores do que os das outras dívidas. Uma forma de evitar esse problema, é fazer uma simulação de empréstimo antes da contratação.
Em casos de Urgência
Um empréstimo pessoal é uma solução bastante viável para aquelas situações de emergência, ou seja, aqueles problemas que fogem do orçamento. Isso porque, o processo de contratação desse tipo de crédito é mais simples e rápido, você tem uma resposta em poucas horas e dinheiro na mão em pouquíssimos dias.
Se planeje antes de solicitar
Um empréstimo pessoal pode ser a solução que você precisa para acabar com aquela dívida super cara ou para os imprevistos financeiros. Mas, isso não significa que não deva ser planejado. Fique muito atento aos juros e faça simulações para tirar qualquer dúvida. Para aqueles que precisam de valores maiores e com mais prazo, uma boa opção é o empréstimo com garantia, uma das modalidades mais acessíveis do mercado atualmente. Existem fintechs especializadas nesse tipo de crédito, a CashMe, por exemplo, é uma startup que oferece empréstimo com garantia de imóvel ou terreno com taxas atrativas e longo prazo de pagamento.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.