Variedades

Em quarentena por coronavírus, 72% dos moradores de favelas têm padrão de vida rebaixado

Em uma semana dentro de casa, na quarentena por causa do novo coronavírus e sem renda, 72% dos moradores de favelas no Brasil não conseguem manter o baixo padrão de vida por não terem poupança. Em 13,6 milhões de pessoas, 32% (ou quase 1 em cada 3) terão dificuldades na compra de itens básicos de sobrevivência, como alimentos. É o que aponta a pesquisa do Data Favela, feita com 1.142 pessoas neste mês em 262 favelas de todas as regiões do País. De acordo com o ministério da Saúde, no Brasil, até esta segunda-feira (23), a doença havia causado 34 mortes e 1.891 casos confirmados.

A pesquisa do Data Favela mostrou que 7 em cada 10 famílias afirmam já terem tido queda na renda desde o início da pandemia e das medidas preventivas do alastramento do vírus, e 79% já começaram a cortar gastos. Quase metade dos trabalhadores que vivem em favelas são autônomos (47%) e 8% são informais. Por consequência, boa parte deles não conta com ajuda da legislação trabalhista nem com as políticas emergenciais pensadas para quem tem carteira assinada.

“Por mais que isso soe alarmista, esse quadro pode indicar uma situação de convulsão social num futuro próximo”, avalia Renato Meirelles, fundador do Data Favela, uma parceria do Instituto Locomotiva e da Cufa (Central Única das Favelas). Os dados foram publicados no jornal Folha de S.Paulo.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.