(ANSA) – Em raro pronunciamento no salão oval da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que o ataque em San Bernardino foi uma ação terrorista e que, apesar de ser “uma ameaça real”, o terrorismo será vencido. “Vamos destruir o grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) e qualquer outra organização que tente nos prejudicar”, apontou.
Após o EI reivindicar a autoria do ataque ocorrido em San Bernardino, que deixou 14 mortos na última quarta-feira, Obama disse que os atiradores, Syed Farook e Tashfeen Malik, escolheram “o caminho obscuro da radicalização, abraçando uma interpretação pervertida do Islã, que pede uma guerra contra os Estados Unidos e contra o Ocidente”.
“Estamos na parte certa da história. Lembremos que a liberdade é mais forte que o medo”, disse, acrescentando que o EI “não fala pelo Islã, eles são assassinos, parte da cultura da morte”. Para conter o terrorismo, Obama pediu a ampliação de controles de fronteira e do controle de armas, para que seja “mais difícil matar”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.