Variedades

Em meio à pandemia, criminosos voltam a dar golpe dos precatórios

Cidadãos com precatórios a receber vêm relatando que estão sendo vítimas de uma tentativa de golpe. Pessoas se fazendo passar por cartorários ligam para quem tem precatórios a receber afirmando que, para que o dinheiro seja liberado, é preciso depositar um determinado valor em uma conta-corrente. O dinheiro serviria para cobrir taxas e despesas de cartório.

Ricardo Innocenti, sócio-diretor da Innocenti Advogados, explica que não é preciso pagar nada para receber os precatórios, apenas aguardar a sua liberação na fila. “Os criminosos estão se aproveitando da pandemia do novo coronavírus para aplicar o golpe, porque muitas pessoas estão com medo de ficar doentes e sem dinheiro, então, quando acham que podem receber o dinheiro, aceitam pagar qualquer coisa”, explica.

No entanto, trata-se mesmo de um golpe. A pessoa faz o depósito e o golpista some imediatamente. A vítima não recebe os créditos do precatório, que continuam na fila para liberação. Por isso, Innocenti alerta que nenhum depósito deve ser feito. “Quem receber um contato desse tipo não deve fazer nenhum pagamento e deve avisar a polícia imediatamente”, explica.

Esse tipo de golpe não é novo, mas a estratégia muda um pouco de acordo com as circunstâncias. Em 2019, os criminosos faziam se passar pelos advogados das vítimas e pediam que o dinheiro fosse depositado em uma conta que supostamente seria do escritório de advocacia. Uma vez que o valor caía na conta, desapareciam. “As pessoas que têm precatórios a receber nunca devem fazer nenhum tipo de depósito, porque não existe essa exigência para liberar o valor. Se receber uma ligação pedindo isso, pode ter certeza de que é golpe”, afirma Innocenti.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.