(ANSA) – O papa Francisco recebeu na sexta-feira (8) um grupo de tenistas e representantes da Federação Italiana de Tênis e condenou o uso de doping.
“O seu é um esporte muito competitivo, mas a pressão de querer conseguir resultados significativos não deve os empurrar a tomar atalhos como o doping. Como é feia e estéril aquela vitória que é conseguida burlando as regras e enganando os outros”, destacou o Pontífice.
O sucessor de Bento XVI ressaltou que os atletas sejam “modelos a serem imitados” por aqueles que os admiram e que todos eles, esportistas e dirigentes, têm a missão de darem “bom testemunho”. Para ele, a atividade esportiva “gera interesse porque ela está no coração do homem, de todos os homens, e incide sobre a formação da pessoa, suas relações e sua espiritualidade”.
Citando o apóstolo Paulo, o líder dos católicos diz que os desafios do esporte devem ser utilizados na vida, para buscar sempre o melhor. “Eu peço a cada um de vocês a se colocar em jogo não só no esporte, como vocês já fazem com ótimos resultados, mas na vida, na busca do bem, do verdadeiro bem, sem medo, com coragem e entusiasmo. Coloquem-se em jogo com os outros e com Deus, dando o melhor de si mesmo. Coloquem os vossos talentos a serviço do encontro entre as pessoas, da amizade e da inclusão”, finalizou Francisco.
Fanático por esportes, Jorge Mario Bergoglio costuma receber delegações esportivas com certa frequência. Ele já recebeu times de futebol, como o San Lorenzo e o Bayern de Munique, e atletas olímpicos italianos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.